quinta-feira, 27 de agosto de 2015



Sétima montagem do Vilavox, O Castelo da Torre é uma obra que evoca nossa memória e flerta com a atualidade, para expor de forma crua atrocidades cometidas ao longo de mais de 300 anos de nossa história. A peça tem direção de Meran Vargens e texto desenvolvido pelo grupo Vilavox em processo colaborativo, com redação final do dramaturgo e diretor Marcio Marciano. Com apresentação itinerante pelo Solar São Dâmaso (Pelourinho), O Castelo da Torre mostra uma visão dos oprimidos durante o processo de formação de nossa sociedade.
A inspiração da peça é a história de opressão vivida por negros e índios no Brasil. Os estudos para a montagem incluíram o livro "O Feudo", de Moniz Bandeira, e seminários sobre a história da Bahia, com a participação do antropólogo Luiz Mott, das professoras doutoras Maria José Rapassi e Patricia Valim e do escritor Francisco JB Sá. O Vilavox também promoveu uma videoconferência com o indicado ao Nobel de Literatura 2014, Moniz Bandeira.
O ponto de partida foi a família Garcia D'Ávila, grande latifundiária desde os tempos do Brasil Colônia e que atravessou a história da Bahia e do Brasil com grande concentração de poder econômico, político e militar. A família construiu aquela que seria a nossa maior edificação colonial, ainda hoje com suas ruínas preservadas na Praia do Forte: o Castelo Garcia D'Ávila.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Revista Vox da Cena #3

O panorama que temos do teatro de grupo na Bahia hoje só tem contornos mais visíveis porque há alguns anos uma palavra de ordem nos guia: insistência. Nós, do Vilavox, estamos felizes de lançar a Vox da Cena III, que nesta edição convida alguns dos seus parceiros de luta para dividir este espaço conosco. Não estão todos aqui. Felizmente o teatro de grupo da Bahia é bem maior do que o que caberia nesta revista. Demos um passo. Sigamos juntos, sempre, insistentes. Vale a pena!


Vilavox comemora 14 anos com lançamento de revista e debate sobre teatro de grupo

Grupo baiano reúne artistas, gestores e representantes da FunarteFunceb e Fundação Gregório de Matos30/04 (quinta-feira), no Espaço Xisto Bahia
Em comemoração aos seus 14 anos de atividades ininterruptas, completados neste mês de abril, o grupo baiano Vilavox lança revista e promove debate que discutem a situação dos grupos de teatro na Bahia e no Brasil. As ações, que alinham reflexão e celebração, acontecem no dia 30 (quinta-feira), das 14h às 17h, no Espaço Xisto Bahia, com entrada franca e distribuição gratuita da nova revista Vox da Cena, que chega à sua terceira edição.

O debate Teatro de Grupo: modos de produção e gestão, fomento, financiamento e redes reúne dois representantes de importantes gruposbrasileiros de diferentes trajetórias, regiões e contextos culturais: Tânia Farias (Ói Nóis Aqui Traveiz - RS) e Fernando Yamamoto (Clowns deShakespeare - RN). Gordo Neto (Vilavox) também participa da mesa e atua como mediador no bate-papo que aprofunda questões propostas em nível nacional. A ideia é provocar uma discussão ampla sobre diversos aspectos da cadeia produtiva dos grupos de teatro no país, auscultando o momento presente e refletindo sobre possíveis rumos de sobrevivência.
Para tanto, além da participação dos artistas-gestores, o Vilavox convocou representantes de órgãos de fomento e apoio às artes vinculados aos governos municipal, estadual e federal. Eles formam uma segunda mesa, composta por Leonardo Lessa (diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte), Fernanda Tourinho (diretora da Funceb) e Fernando Guerreiro (presidente da Fundação Gregório de Matos).
A amplitude do debate será amparada ainda pela presença de integrantes de mais de 15 grupos. “A ideia é realmente abrir a discussão e verticalizar a reflexão, prioritariamente, do tema-título do debate: Teatro de Grupo: modos de produção e gestão, fomento, financiamento e redes. Ao final de cada mesa, conversaremos a partir das perguntas, ponderações e comentários da plateia”, destaca Gordo Neto.
Panorama local em revista
O debate reflete também o conteúdo da terceira edição da Vox da Cena, que será distribuída gratuitamente no local. Para este número da revista, ogrupo baiano convidou outros “parceiros de luta” para escrever livremente sobre o assunto. Criação, produção, difusão, manutenção, registro, apreciação e vários outros temas acabam por traçar um rico panorama local, através do depoimento de 18 grupos, que atuam em diferentes regiões e, em seus percursos, lançam mão de diferentes estratégias para manter-se em cena.
São eles: ATeliê voadOR, Alvenaria, Teatro NU, Território Sirius, Dobradores de Arte, Roda Moinho, Viansatã, Teatro Griô, Oco Teatro Laboratório, Finos Trapos, A Roda Teatro de Bonecos, A Outra Cia de Teatro, Trup Errante e Coletivo Passarinho, Cia. de Teatro Popular Noite de Reis, Panaceia Delirante, GrupUsina e Bando de Teatro Olodum, além do Vilavox, que, criado em 2001, vem realizando atividades formativas, de intercâmbio e de pesquisa estética e já montou seis espetáculos, entre eles, Canteiros de RosaPrimeiro de AbrilLabirintos e O Segredo da Arca de Trancoso. Sua próxima montagem tem previsão de estreia para agosto.

Contatos
Casa Preta – 71.3321-9054

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Segue a lista com os selecionados para participar da Oficina A Dramaturgia do Espaço ministrada por Tânia Farias!
 A oficina ocorrerá na sede do Vilavox que fica na Casa Preta Espaço de Cultura, térreo, rua Areal de Cima, nº 07/40, bairro 2 de Julho, das 19h as 22h, começando hoje (28/04/2015) e irá até sábado (02/05/2015).

Venham com roupas leves. 

Adilson Passos
Alberto Abreu
Camila Guilera
Caw Castillo
Clara Paixão
Daisy Costa
Daniel Farias
Diana Ramos
Diogo Teixeira
Fernanda Silva
Jones Mota
Kadu Lima
Larissa Lacerda
Léo Serrano
Mirella Matos Sales
Muriel Basile
Ramona Gayão
Romer Ribeiro
Saulus Castro
Thor Vaz
Valéria Fonseca
Vanêssa Cançado
Viviane Dos Santos
Yago Ittaparica
Yanna Vaz


Senhoras! Senhores!

Escolher não é fácil! Por isso a opção de compartilhar o processo, conviver, conhecer numa OFICINAUDIÇÃO.

Agradecemos a todos que nos acompanharam e se dispuseram a participar desse processo! Desde os que fizeram a pré-inscrição até aos que chegaram à mostra dessa segunda-feira. O resultado dela é fruto da entrega, dedicação e potencial dessas Vozes da Voz. Fazemos questão de reafirmar que em outras condições teríamos em todos vocês o elenco ideal deste espetáculo. Outras oportunidades virão. Com isso seguem os nomes daqueles que compartilharão conosco a jornada rumo ao Castelo da Torre.

Clara Paixão
Daniel Farias
Diana Ramos
Diogo Teixeira
Fernanda Silva
Larissa Lacerda
Vanessa Cançado

Obrigado a todos! 


Evoé!

sexta-feira, 20 de março de 2015


LISTA DA OFICINAUDIÇÂO DO VILAVOX

Depois de uma semana de trabalho, conseguimos chegar a um consenso e fechamos a lista daqueles que seguem conosco nesta etapa do processo.Aproveitamos para agradecer a todos que se entregaram ao processo, foi uma semana muito especial. Queremos todos sempre próximos!



Adilson Passos Santos

Aline Maria Conceição Nepomuceno

Camila Guilera Ferreira

Camilla Sarno Machado

Carlos Alberto Teixeira Dos Santos Bomfim

Carlos Eduardo Dos Santos Fragoso

Clara Paixão Sales

Daniel José Oliveira Farias

Diana De Freitas Ramos

Diogo Teixeira Da Silva

Elisa Reichmann De Almeida

Fernanda Silva Dos Santos

Heraldo De Deus Borges

Isadora Dimitria Herrera Nunes

Joana Angélica Barbosa Boccanera

Larissa Lacerda

Liz Novais

Márcia Leite De Oliveira Gil-Braz

Marcos De Oliveira Lopes

Mirela Dornelles Gonzalez Paz

Mirella Matos Sales

Ramona De Santana Gayão

Saulo Santos Oliveira

Sibelle Cristine Lino Lélis Do Val

Suzana Costa Miranda

Talita Avelino Gomes

Uerla Santos Cardoso

Vanessa Maria Alvares Cançado

Viviane Dos Santos

Yanna Vaz Lopes

Soiane Gomes


Evoé!

terça-feira, 17 de março de 2015

VIDEOCONFERÊNCIA - HISTÓRIA DA BAHIA com MONIZ BANDEIRA

Assista aqui a partir das 14h do dia 18/03/2015 a Videoconferência - História da Bahia, com o professor Moniz Bandeira.

Nesta videoconferência Moniz Bandeira trata de seu livro “O Feudo – A Casa da Torre de Garcia d’Ávila”, que possui vasta pesquisa documental e apresenta uma série de questões que contribuíram para a historiografia do coronelado brasileiro. Ivan Dorea, que é o Supervisor Técnico-científico Geral dos trabalhos de Arqueologia da Casa da Torre, é o debatedor da atividade.


A origem do coronelado brasileiro está no livro O FEUDO – A CASA DA TORRE DE GÁRCIA D’ÁVILA: DA CONQUISTA DOS SERTÕES À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Na Casa da Torre — base de operações fundada por Garcia D’Ávila, na enseada de Tatuapara, após ter derrotado as tribos indígenas ali existentes em janeiro de 1550 —, com seus muitos procuradores, nasceu o atual sistema fundiário brasileiro. Os homens escolhidos para administrar a grande extensão territorial não apenas conquistaram o interior do país, como, por três séculos, detiveram o poderio econômico, político e militar sobre um espaço físico três vezes maior que o de Portugal. Os herdeiros desse poder passaram, com os anos e mudanças sócio-políticas, a proprietários que, com a desintegração completa do sistema de feudo, ficaram conhecidos como coronéis. Neste livro, o professor Moniz Bandeira disseca uma parte da história do Brasil pouco conhecida do público e do meio acadêmico. Os estudos até agora publicados sobre a nossa colonização prendem-se apenas ao desbravamento nascido das Entradas e Bandeiras, deixando de lado aspectos extremamente importantes: os concessionários de sesmarias. São estes os grandes responsáveis pela ocupação dos sertões e pelo estabelecimento dos costumes da região — sociais e econômicos. Dentre essas propriedades quase feudais, a Casa da Torre foi a que mais se destacou no papel de pólo irradiador de cultura, além de ser decisiva na guerra contra os holandeses. Para preencher essa falha na historiografia nacional, chega O FEUDO – A CASA DA TORRE DE GÁRCIA D’ÁVILA: DA CONQUISTA DOS SERTÕES À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Sem desmerecer a importância dos bandeirantes, Moniz Bandeira redimensiona a conquista e desbravamento dos sertões, lembrando que eles avançaram geograficamente de forma admirável, mas nunca organizando política e economicamente o espaço conquistado. Isso tudo numa narrativa competente que, mesmo tratando de um assunto histórico, jamais esbarra no tédio cronológico comuns a inúmeros livros acadêmicos. Luiz Alberto de Moniz Bandeira nasceu em Salvador, Bahia, em 30 de dezembro de 1935. Formado em Direito, é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor titular de história política exterior do Brasil, no Departamento de História da Universidade de Brasília (aposentado). É autor de mais de 20 obras, entre elas Presença dos Estados Unidos no Brasil — Dois Séculos de História, O Governo João Goulart — As Lutas Sociais no Brasil (1962-1964) e De Martí a Fidel — A Revolução Cubana e a América Latina. Atualmente reside na Alemanha.

O evento é organizado pelo grupo VilaVox em parceria com o Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon. Essa é a segunda atividade a fruto da supracitada parceria. Em 23 de julho de 2014 foi organizado o evento intitulado Seminário sobre História da Bahia: dos Ávilas aos Magalhães para discutir o poder político na Bahia como mote para montagem da peça "O Castelo da Torre", espetáculo que versará sobre o poder familiar na história da Bahia. Para colaborar com os estudos do Grupo Vila Vox bem como para fomentar o debate acerca do supracitado tema, os professores Luiz Mott, Patrícia Valim, Maria José Rapassi e o literato Francisco Sá palestraram sobre fortuna, escravidão e memória da família Ávila para um público diverso, interessado por nossa história, no teatro Vila Velha.

Esta ação é parte do projeto O CASTELO DA TORRE - Vilavox Anos XIV e XV contemplado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), financiado pelo Fundo de Cultura (FCBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).

segunda-feira, 16 de março de 2015

Nova lista para a OFICINAUDIÇÃO

por conta da desistência segue novos convocados:

Alvaro Lima Barros
Gabriel Carneiro
Soiane Gomes
Tássia Gramacho

EVOÉ!

sexta-feira, 13 de março de 2015

PRÉ-SELEÇÃO OFICINAUDIÇÃO 


Por conta da grande procura (mais de 100 inscritos), optamos por realizar dois aulões, que acontecerão na segunda e quarta-feira da próxima semana (16 e 18/03), para definir quem seguirá compartilhando esse processo conosco. No primeiro dia é imprescindível que chegue ao local da oficina com 1 hora de antecedência (as 18h) para efetivar o seu cadastro. Venha com roupas leves (roupas de ensaio).

Local: Espaço Xisto Bahia (Sala Emília Biancardi)
Rua General Labatut, 27 – Barris – Salvador (subsolo da Biblioteca Publica do Estado da Bahia) .


Adilson Passos Santos
Alexandre Carvalho Barbosa Lima
Aline Maria Conceição Nepomuceno 
Ana Paula Mira
Andréa Nunes
Ayslan Melo Rodrigues
Bárbara Bela Vieira Portugal
Belize De Souza Gaspar Pinheiro Pombal
Camila Guilera Ferreira
Camilla Sarno Machado
Carlos Alberto Teixeira Dos Santos Bomfim
Carlos Eduardo Dos Santos Fragoso
Clara Paixão Sales
Daniel José Oliveira Farias
Deyse Maria Conceição Ramos
Diana De Freitas Ramos
Diogo Teixeira Da Silva
Elisa Reichmann De Almeida
Fabiane Leal Lauro
Fernanda Silva Dos Santos
Flora Santana Rocha Sales
Giza Vasconcelos
Gleison Richelle França Da Silva Reis
Guilherme José Da Silva Júnior
Heloisa Jorge Pimenta
Heraldo De Deus Borges
Herbert Silva
Isadora Dimitria Herrera Nunes
Joana Angélica Barbosa Boccanera
Karen Cristina De Souza
Karolayde Sena Santos "Karol Senna"
Larissa Lacerda
Liz Novais
Lorena Barreto Dos Anjos
Lucas Santos De Jesus
Luis Daniel Santos Souza
Márcia Leite De Oliveira Gil-Braz
Marcos De Oliveira Lopes
Marcos Leonardo Teles Macedo
Maria Gabriela Sena De Lima
Mariana Souza Passos
Mirela Dornelles Gonzalez Paz
Mirella Matos Sales
Raiça Bomfim De Carvalho
Ramona De Santana Gayão
Renan De Jesus Mota
Roberto Neri
Saulo Moreira
Saulo Santos Oliveira
Sibelle Cristine Lino Lélis Do Val
Suzana Costa Miranda
Taimara Liz De Souza
Talis Cicero Castro Miranda Menezes
Talita Avelino Gomes
Thiago De Oliveira Santos
Thiago Santos De Jesus
Uerla Santos Cardoso
Valéria Fonseca Da Silva
Vanessa Cardoso Silva
Vanessa Maria Alvares Cançado
Vanessa Marins
Vanessa Silveira Sobrinho
Vinicius Carmezim Sanches
Viviane Dos Santos
Yanna Vaz Lopes
Yasmin Gomes Do Sacramento

Evoé!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Videoconferência - História da Bahia


Moniz Bandeira, indicado ao Nobel da Literatura, vai conversar com a gente sobre o seu livro, O FEUDO. Imperdível! Se você está fora de Salvador, assista online pelo nosso blog: vilavox.blogspot.com.br. Dia 18/03, 14h.




OFICINAUDIÇÃO





Inscreve-se aqui: http://goo.gl/forms/dCbgdvkksH

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

OS ESPETÁCULOS DO VILAVOX ESTÃO DISPONÍVEIS, COM LEGENDAS E EXTRAS NO YOUTUBE!


Ano passado o Vilavox lançou um box de DVD´s dos seus espetáculos.  Ficou lindão!  Agora a gente conseguiu subir estes registros pra rede.  Pra rememorar, pra virar documento, pra ajudar a contar nossa história de quase 15 anos.  Agradecemos a todos os que passaram pelo Vilavox, ao Teatro Vila Velha, as colaboradores e ao público. 

Segue, em ordem cronológica, cada uma das montagens:

TRILHAS DO VILA






ALMANAQUE DA LUA





PRIMEIRO DE ABRIL






CANTEIROS DE ROSA





LABIRINTOS





O SEGREDO DA ARCA DE TRANCOSO