O panorama que temos do teatro de grupo na Bahia hoje só tem contornos mais visíveis porque há alguns anos uma palavra de ordem nos guia: insistência. Nós, do Vilavox, estamos felizes de lançar a Vox da Cena III, que nesta edição convida alguns dos seus parceiros de luta para dividir este espaço conosco. Não estão todos aqui. Felizmente o teatro de grupo da Bahia é bem maior do que o que caberia nesta revista. Demos um passo. Sigamos juntos, sempre, insistentes. Vale a pena!
quarta-feira, 29 de abril de 2015
Vilavox comemora 14 anos com lançamento de revista e debate sobre teatro de grupo
Grupo baiano reúne artistas, gestores e representantes da Funarte, Funceb e Fundação Gregório de Matos, 30/04 (quinta-feira), no Espaço Xisto Bahia
Em comemoração aos seus 14 anos de atividades ininterruptas, completados neste mês de abril, o grupo baiano Vilavox lança revista e promove debate que discutem a situação dos grupos de teatro na Bahia e no Brasil. As ações, que alinham reflexão e celebração, acontecem no dia 30 (quinta-feira), das 14h às 17h, no Espaço Xisto Bahia, com entrada franca e distribuição gratuita da nova revista Vox da Cena, que chega à sua terceira edição.
O debate Teatro de Grupo: modos de produção e gestão, fomento, financiamento e redes reúne dois representantes de importantes gruposbrasileiros de diferentes trajetórias, regiões e contextos culturais: Tânia Farias (Ói Nóis Aqui Traveiz - RS) e Fernando Yamamoto (Clowns deShakespeare - RN). Gordo Neto (Vilavox) também participa da mesa e atua como mediador no bate-papo que aprofunda questões propostas em nível nacional. A ideia é provocar uma discussão ampla sobre diversos aspectos da cadeia produtiva dos grupos de teatro no país, auscultando o momento presente e refletindo sobre possíveis rumos de sobrevivência.
Para tanto, além da participação dos artistas-gestores, o Vilavox convocou representantes de órgãos de fomento e apoio às artes vinculados aos governos municipal, estadual e federal. Eles formam uma segunda mesa, composta por Leonardo Lessa (diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte), Fernanda Tourinho (diretora da Funceb) e Fernando Guerreiro (presidente da Fundação Gregório de Matos).
A amplitude do debate será amparada ainda pela presença de integrantes de mais de 15 grupos. “A ideia é realmente abrir a discussão e verticalizar a reflexão, prioritariamente, do tema-título do debate: Teatro de Grupo: modos de produção e gestão, fomento, financiamento e redes. Ao final de cada mesa, conversaremos a partir das perguntas, ponderações e comentários da plateia”, destaca Gordo Neto.
Panorama local em revista
O debate reflete também o conteúdo da terceira edição da Vox da Cena, que será distribuída gratuitamente no local. Para este número da revista, ogrupo baiano convidou outros “parceiros de luta” para escrever livremente sobre o assunto. Criação, produção, difusão, manutenção, registro, apreciação e vários outros temas acabam por traçar um rico panorama local, através do depoimento de 18 grupos, que atuam em diferentes regiões e, em seus percursos, lançam mão de diferentes estratégias para manter-se em cena.
São eles: ATeliê voadOR, Alvenaria, Teatro NU, Território Sirius, Dobradores de Arte, Roda Moinho, Viansatã, Teatro Griô, Oco Teatro Laboratório, Finos Trapos, A Roda Teatro de Bonecos, A Outra Cia de Teatro, Trup Errante e Coletivo Passarinho, Cia. de Teatro Popular Noite de Reis, Panaceia Delirante, GrupUsina e Bando de Teatro Olodum, além do Vilavox, que, criado em 2001, vem realizando atividades formativas, de intercâmbio e de pesquisa estética e já montou seis espetáculos, entre eles, Canteiros de Rosa, Primeiro de Abril, Labirintos e O Segredo da Arca de Trancoso. Sua próxima montagem tem previsão de estreia para agosto.
Contatos
Casa Preta – 71.3321-9054
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Segue a lista com os selecionados para participar da Oficina A Dramaturgia do Espaço ministrada por Tânia Farias!
A oficina ocorrerá na sede do Vilavox que fica na Casa Preta Espaço de Cultura, térreo, rua Areal de Cima, nº 07/40, bairro 2 de Julho, das 19h as 22h, começando hoje (28/04/2015) e irá até sábado (02/05/2015).
Venham com roupas leves.
Adilson Passos
Alberto Abreu
Camila Guilera
Caw Castillo
Clara Paixão
Daisy Costa
Daniel Farias
Diana Ramos
Diogo Teixeira
Fernanda Silva
Jones Mota
Kadu Lima
Larissa Lacerda
Léo Serrano
Mirella Matos Sales
Muriel Basile
Ramona Gayão
Romer Ribeiro
Saulus Castro
Thor Vaz
Valéria Fonseca
Vanêssa Cançado
Viviane Dos Santos
Yago Ittaparica
Yanna Vaz
Senhoras! Senhores!
Escolher não é fácil! Por isso a opção de compartilhar o processo, conviver, conhecer numa OFICINAUDIÇÃO.
Agradecemos a todos que nos acompanharam e se dispuseram a participar desse processo! Desde os que fizeram a pré-inscrição até aos que chegaram à mostra dessa segunda-feira. O resultado dela é fruto da entrega, dedicação e potencial dessas Vozes da Voz. Fazemos questão de reafirmar que em outras condições teríamos em todos vocês o elenco ideal deste espetáculo. Outras oportunidades virão. Com isso seguem os nomes daqueles que compartilharão conosco a jornada rumo ao Castelo da Torre.
Clara Paixão
Daniel Farias
Diana Ramos
Diogo Teixeira
Fernanda Silva
Larissa Lacerda
Vanessa Cançado
Obrigado a todos!
Evoé!
terça-feira, 14 de abril de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)